Fone : (19) 3478-7027 | E-mail : contato@cnatal.com.br

05
jun

0

O que preciso saber sobre para Implantar a Norma NR12?

Ainda nos dias atuais é possível ouvir casos de empresas que tiveram as suas atividades encerradas por conta de problemas relacionados a segurança de trabalho. Isso diminuiu após as empresas começarem a implantar a norma NR12.

Infelizmente, os acidentes nos locais de trabalho continuam sendo um tópico polêmico que exige um posicionamento responsável das empresas, onde consigam desenvolver procedimentos que possam diminuir os índices de acidentes e promovam segurança aos trabalhadores.

Entre esses procedimentos há um assunto que se tornou corriqueiro entre as empresas, e que tem exigido uma postura responsável por parte dos seus gestores em busca de se adaptarem às normas que se encontram em vigor nos dias atuais.

A norma NR12

Entre essas normas, é possível citar a NR12, uma normativa regulamentadora sobre a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, que deve ser acolhida em grande maioria das empresas.

Para detalhes sobre o processo de implantação da Norma NR12, confira o texto abaixo.

A normativa regulamentadora NR12 encontra-se em vigor desde dezembro 2010 com o objetivo de reduzir o número de acidentes envolvendo os trabalhadores e usuários dos equipamentos industriais.

Essa norma se refere a segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, compartilhando informações que sejam imprescindíveis para que todo o setor privado possa garantir a segurança dos funcionários evitando diversos problemas.

A adequação das empresas para com as determinações da Norma NR12 é fundamental, principalmente por se tratar de uma normativa que tem como objetivo garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores que lidam com máquinas e outros equipamentos, sendo possível receber punições graves quando não há o cumprimento dessas normas.

Além disso, desde que essa nova norma entrou em vigor, as empresas estão sob o risco de receber a visita de fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que procuram verificar se as mesmas cumpriram as normas e em caso negativo podem determinar um conjunto de punições (há casos em que os fiscais fazem notificações com o intuito de recomendar as mudanças na empresa determinando novos prazos para cumprimento).

 

A implantação da Norma NR12

O processo de implantação da Norma NR12 deve se atentar a todas as determinações a qual encontram-se presentes na sua regulamentação.

Isso significa que a empresa pode ter a obrigação de verificar todos os seus setores com a intenção de proporcionar maior segurança para os seus funcionários – tendo a necessidade não apenas de implantar um conjunto de mudanças, mas ter um hábito de controlá-los para garantir a sua eficiência.

Essa Norma NR12 está prevista para todas as empresas que possuam equipamentos ou inclusive, fluxos de trabalhos, que possam apresentar algum risco à saúde e integridade física do trabalhador.

Assim as empresas necessitam adotar as medidas para a proteção coletiva e individual do trabalhador,  além da administrativa e organização no trabalho.

Ou seja, no caso das máquinas e equipamentos, pode ser necessário efetuar a troca do maquinário ou adequá-las à norma. A adequação tem como princípio adotar o conceito de falha segura, que representa a possibilidade das máquinas e trabalhadores iniciarem o procedimento de segurança caso ocorra falha no sistema e evitando riscos ao usuário.

Assim, as máquinas podem ser adaptadas para obter chaves de segurança que iniciam o bloqueio das mesmas, ou outros processos que tendem a ser imprescindíveis para uma série de situações de emergência.

Mas entenda, essa implantação também precisa ter o auxílio de outros projetos, como treinamentos de funcionários, uso de equipamento de segurança, análises de risco e as outras iniciativas que estão previstas na Norma NR12.